Como se organizar para abrir uma empresa?

Pelo menos um terço dos brasileiros tem um desejo em comum: o de abrir seu próprio negócio. Para muitos, abrir uma empresa é questão de tempo, para outros é um sonho que parece quase irrealizável. Saiba que, com organização, administração correta e a ideia certa, você é capaz de começar um empreendimento mesmo que seu orçamento para isso não seja milionário. Como? É o que vamos ensinar neste artigo!

           1. Com a ideia na cabeça, estude o mercado de seu negócio

Você já tem a ideia de negócio, inovador ou não, que pode dar certo. A hora é de confiar também nas estatísticas para que tudo saia perfeito. Estude o mercado em que está entrando, pesquise os seus principais concorrentes, o lucro que eles tiveram, onde eles podem ter falhado e, principalmente, o que pode te diferenciar deles.

Para abrir um negócio de sucesso, um passo importante é definir por que as pessoas trocariam o serviço de uma empresa já consolidada no mercado por uma nova como a sua? A resposta para essa pergunta trará um diferencial para a sua empresa e poderá garantir a sua primeira venda. Afinal, não basta entrar no mercado, é preciso também inovar e se destacar com preços, serviços e novidades para o setor.

          2. Defina muito bem o seu público-alvo

Com o seu diferencial em mente é importante também estar atento ao seu público-alvo, pois isso fará com que você conheça seus clientes e acerte em cheio nos produtos ou serviços que eles têm interesse. Trace uma persona, ou seja, o perfil do tipo de pessoa que vai procurar pela sua empresa. Maioria homens, maioria mulheres ou ambos os sexos? Que faixa etária vai se interessar mais por seus serviços? Ele se destinará a que classe social? É um serviço de um nicho específico, como empresários? Que tipo de problema você vai resolver para eles com a sua empresa?

Ter essas informações em mãos permitirá não somente que você ofereça aquilo que as pessoas procuram como também encontre a linguagem e os canais certos para se comunicar com eles.

         3. Organize a estrutura da sua empresa

Com conhecimento do seu mercado e público, é hora de organizar a estrutura da sua empresa. Veja quanto capital de investimento você tem disponível, defina o seu capital de giro e quantos funcionários precisa para começar o seu negócio. Neste momento, é importante você levar em conta todos os gastos de um funcionário, como salário, 13º salário, férias e os impostos de quem registra um empregado de carteira assinada. Opte sempre pela CLT ao invés do trabalho informal, mas considere se a mão de obra temporária não é mais válida.

O regime tributário da sua empresa também é uma decisão importante. Será que vale a pena ser MEI ou abrir uma pequena empresa? Entenda as diferenças entre cada uma das suas opções com o apoio de um contador, pois isso poderá ser crucial para o desenvolvimento do seu negócio próprio.

          4. Mantenha o controle desde o início

Quando você pensa em abrir uma empresa, precisa ter em mente que as coisas precisam andar nos trilhos desde o começo. Muitos empresários iniciam seus negócios sem um controle das finanças ou do estoque, por exemplo, e não conseguem assumir a gestão de maneira eficiente a medida que os anos passam. Definir processos e métodos que vão te ajudar a acompanhar todas as áreas da sua empresa é uma etapa crucial para o sucesso do seu negócio. Por isso, não descarte a possibilidade de investir em um sistema de gestão logo de cara: existem soluções bastante acessíveis, garantem que você não sofra as consequências da desorganização quando já tiver sua empresa bem estruturada.

 

Fonte: Sage Empreendedor

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