O MMA e o Marketing
Quando comecei a assistir ao Ultimate Fighting Championship (antes de se tornar o grande UFC), eu adorava ver as diferentes artes marciais lutando. Pela primeira vez vimos um cara que luta Karatê lutar contra outro que luta Judô. Tinha até um camarada gordão que lutava Sumô. Me lembro de ele perdendo um dente na luta com o de Muay Thai. Com o tempo percebemos a superioridade do Jiu Jitsu, que ganhava todas as lutas. Mas também vimos o Jiu Jitsu se adaptar e novos lutadores, com múltiplos skills surgiram. Hoje em dia, o nível dos lutadores é muito próximo. E eles conseguem lutar no chão, chutar, dar socos e todo o kit necessário para sobreviver no Octógono. Existe uma correlação direta com a profissão de marketing.
Calma, não estou sugerindo que você saia dando porradas por aí (mesmo que tenha vontade). Acontece que vários destes lutadores tem uma especialidade. Alguns vieram do Boxe, outros do Jiu Jitsu. Assistindo às lutas, vemos o narrador falando: “o oponente X está tentando levar o lutador ao chão, pois é o seu ponto forte”. Ou seja, mesmo dominando vários skills, ainda assim existe um grande nivelamento, o que permite que as lutas sejam relativamente parelhas. No marketing, também temos várias especialidades: SEO, Mídias Sociais, Mídia de Performance, Conteúdo e infinitas outras sub-divisões. O problema é que normalmente nos especializamos tanto em uma área que não entendemos quase nada das demais.
Já dei aula para muitos especialistas que não tinham a menor ideia das outras áreas do marketing. Nem sequer noções. Para sermos profissionais competitivos é importante entendermos o conceito da carreira em “T”. Vem daí a minha analogia com o MMA. Os lutadores acabaram dominando vários skills fora da sua especialidade original e hoje conseguem pensar no todo (na luta) e competir de igual para igual. O T significa um conhecimento horizontal generalista, que me permita falar sobre vários assuntos do marketing, combinado a um conhecimento vertical, onde eu tenha grande profundidade. Normalmente os profissionais começam com o conhecimento mais especializado e adquirem os demais conhecimentos com o passar do tempo.
O mais importante, ao pensar na carreira em T, é entender que um amplo conhecimento de marketing vai aumentar de maneira exponencial a sua capacidade de posicionar no mercado. Somente o entendimento do todo vai permitir que você entre na arena com todo tipo de profissional. Em tempo de acirramento da competição e oportunidades boas sendo aproveitadas por uma elite do marketing, eu diria que é uma questão de sobrevivência no longo prazo. Não estou dizendo que você não consiga ganhar dinheiro aprendendo muito bem Google Adwords, por exemplo. Um bom profissional de mídia de performance consegue ter uma empregabilidade muito boa e ganhar um excelente salário. Mas até quando? E qual o seu objetivo de carreira?
Entendido. E como eu adquiro os conhecimentos necessários para me capacitar para o Octógono? Só existe uma maneira: estudando e praticando. Exatamente como um lutador. Não adianta ver milhares de vídeos de pessoas dando chutes apenas. É preciso dar vários chutes, errar, até aprender. Então eu dividiria a sua prática em alguns passos:
- Entenda qual a sua área de expertise hoje. Você é realmente fera? Se não, estude e pratique mais.
- Se você é um profissional de nível mundial naquilo que faz, comece entendendo o todo. Quais são as outras subdivisões do marketing? E o pulo do gato: quais são as subdivisões que, se eu me tornar bom o bastante, consigo encarar pelo menos 80% das oportunidades do mercado? Pareto! Escolha os itens que você vai se tornar bom o bastante para competir.
- Uma vez escolhendo, pegue um desafio por vez. Estude e pratique. Leia os principais livros e blogs sobre o assunto. E encontre uma forma de aplicar na prática. Na sua empresa é difícil? Não tem problema. Crie um blog, seja voluntário de uma ONG (tem várias precisando de ajuda em marketing). Mas pratique, entenda e estude novamente. Só assim você vai se tornar fera.
- Uma vez dominando um novo conhecimento/skill, parta para o próximo da sua lista. Este não é um processo rápido, mas se você tiver consistência vai conseguir aprender boa parte dos pontos mais importantes em alguns anos.
O mundo profissional está se tornando um Octógono. Você pode escolher lutar ou ficar de fora. Se escolher lutar, entenda que a jornada é longa, mas você vai estar criando oportunidades para a vida toda.
Fonte : http://desafiandoomarketing.com.br/carreira-o-mma-e-o-marketing/